Celebração Vigília pelos mortos de Aids 2011

Sugestão de Roteiro

No ambiente celebrativo colocar símbolos da luta contra a AIDS e se possível vasos com plantas bem verdes simbolizando esperança de vida nova. Na procissão de entrada levar cartaz da vigília, uma vela grande com laço vermelho.

Acolhida: Acolher os participantes e entregar velas, folhas de canto. Deixar pouca claridade e primar pelo silêncio propiciando assim um clima orante e meditativo.
O animador pode motivar os participantes a cantar um mantra que faça referência à luz: Sugestão: Deus é luz, Deus é luz, Deus é luz, nele não há trevas.

Animador: Desde 1983 pessoas e instituições se unem no mundo inteiro para celebrar, no 3º domingo de maio, a Vigília pelos Mortos por causa da Aids. Nesta 28ª vigília queremos fazer memória de nossos irmãos e irmãs que partiram, nos solidarizar com seus familiares e rezar com quem vive com HIV.
Como Igreja, somos convidados a olhar a realidade da epidemia, a ajudar a despertar o protagonismo das pessoas que vivem com HIV e incentivar a população a fazer o teste da Aids, a fim de evitar um número maior de mortes desnecessárias num futuro próximo.
Nesse momento podemos lembrar pessoas, entidades, organizações que contribuem para que as pessoas com HIV tenham melhor qualidade de vida. (pausa)
Ato Penitencial
Animador: Diante do Senhor da vida, dos irmãos e irmãs aqui reunidos, nos reconheçamos pecadores e supliquemos o perdão.
Leitor: Senhor, porque somos indiferentes no combate ao HIV/Aids, doença que provoca a morte física e social de tantos irmãos e irmãs em todo o mundo, tende piedade de nós:
Leitor: Cristo, tu que amastes a humanidade a ponto de doar a própria vida pela salvação da mesma, ensina-nos a amar sem preconceito e tende piedade de nós.
Leitor: Senhor, tu nos chamastes a sermos discípulos e missionários a fim de propagar teu Reino por toda a terra. Fortalece-nos na missão de fomentar a Pastoral da Aids em nossas comunidades e tende piedade de nós.
Glória
Louvemos ao Deus da vida por tanta gente que se dedica a cuidar das pessoas com HIV e Aids. Glorifiquemos a Trindade Santa por nos conceder a vida como bem maior. Cantemos...
Liturgia da Palavra: (A Bíblia entra numa colcha de retalhos com fitas coloridas saindo de dentro das páginas)
Animador: A colcha de retalhos lembra as pessoas que nos deixaram. Simboliza todo o gesto em defesa da vida, o trabalho feito para evitar mais mortes e infecções pelo HIV. As fitas coloridas simbolizam a união de todos os povos nessa luta comum, guiados pela palavra de Deus que nos impulsiona a reinventar caminhos para responder com eficácia aos novos desafios que a epidemia nos impõe.
Leituras: At 2, 14a.34-41; Sl 23; 1Pd 2, 20b-25; Jo 1, 1-10
Preces
1-            Por todas as igrejas cristãs presentes no mundo inteiro, que possam ser testemunhas do amor de Cristo, acolhendo sem preconceito as pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares, nós vos pedimos...
Todos: Ouvi Senhor, nossa oração!
2-           Suscitai Senhor, no coração de nossos governantes, vontade política para implementar serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids, nós vos pedimos...
3-           Fortalecei Senhor, com teu amor, todas as pessoas, entidades, pastorais, movimentos e serviços engajados na luta contra a Aids, nós vos pedimos...
4-           Encorajai Senhor, as pessoas que vivem com HIV/Aids a saírem do comodismo do anonimato para lutarem pelos seus direitos, nós vos pedimos...
Ofertório
Animador: Junto ao pão e vinho coloquemos no altar o desejo de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e livre de preconceitos. Participemos cantando...
Oração Eucarística própria
No momento da Oração dos falecidos pode-se motivar um minuto de silêncio em homenagem aos mortos de Aids, acender as velas que foram distribuídas e rezar a oração pela vida que está no folheto.
Comunhão:
Jesus se faz presente no pão e no vinho. Feliz é quem vai ao seu encontro não de mãos vazias, mas levando em seu coração o compromisso de promover a vida. Participemos cantando... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário